Como escolher uma profissão? Confira 8 dicas incríveis!

Home  »  Cursos e ProfissõesTeste Vocacional   »   Como escolher uma profissão? Confira 8 dicas incríveis!

Se, no passado, o vestibulando contava com um limitado número de cursos à sua disposição, hoje, suas possibilidades de escolha se ampliaram. Em todo o Brasil, existem mais de 20 mil cursos universitários reconhecidos pelo MEC, o equivalente a cerca de 250 carreiras. Diante de tantas opções, como escolher uma profissão? Para te ajudar, o Carreiras Stoodi conversou com a coach de carreira e orientadora profissional Maria Antônia de Oliveira.

Qual profissão seguir? 8 dicas imperdíveis

1) Identifique seus talentos

De acordo com a coach, a escolha do curso deve se iniciar com o autoconhecimento, ou seja, pela identificação de quais são suas crenças, valores e, principalmente, talentos pessoais. Por talento, se entende aquilo que o indivíduo já faz com facilidade e é elogiado por isso, uma habilidade prévia. “Esses pontos devem ser potencializados, enquanto os pontos fracos administrados”, explica a orientadora. Nessa etapa, procure determinar quais são seus principais interesses, motivações e as disciplinas que tem mais facilidade na escola. Além disso, uma dica é criar uma lista com as atividades que você deseja exercer profissionalmente e verificar quais são as profissões que permitem que você as realize.

Por isso recomendamos que você faça um Teste Vocacional para te orientar sobre seu perfil profissional.

qual profissão seguir
Como escolher uma profissão? A chave é o autoconhecimento.

2) Pesquise sobre os cursos

Após definido as áreas de mais afinidade, se informe sobre as opções de cursos disponíveis. Procure saber o campo de atuação de cada curso, as disciplinas ofertadas e as características exigidas do aluno e do profissional daquela carreira. Elas são condizentes com suas habilidades? Sites das instituições de ensino superior e guias de profissões são boas fontes. “Ir a palestras com professores e profissionais da área também é muito positivo”, fala. Aproveite tais oportunidades – como as feiras de profissões – para esclarecer dúvidas sobre o curso e sobre a profissão desejada.

3) Converse com sua família

A família tem papel fundamental na escolha da profissão do filho. Compartilhe com seus familiares seus anseios e dúvidas, e ouça sua orientação. Eles também passaram por isso, um dia. Contudo, decidir por uma profissão para agradar os familiares não é o ideal. De acordo com a coach, pais e mães pertencem a uma geração diferente, em que o sinônimo de sucesso profissional era estabilidade financeira. Por isso, profissões que no passado eram garantia de estabilidade, como EngenhariaMedicina e Direito, tendem a se tornarem as preferidas dos pais. Já a geração atual, classificada como geração Millenium, tem outros anseios: fazer algo que gosta de forma a contribuir para a melhoria daquela área de atuação. “O jovem quer mudança, sua profissão está ligada a um propósito de vida, uma intenção de contribuir para com o mundo”, explica.

4) Pesquise sobre o mercado

Procure saber em quais locais o mercado de trabalho é mais aquecido para a profissão desejada. Isso te ajudará na escolha da faculdade a se estudar. “Buscar saber quais empresas são referências naquele ramo também é muito importante”, explica a orientadora. Contudo, deixar-se levar pelas demandas do mercado pode levar a tomada de decisões equivocadas. Segundo Antônia, o mercado é imprevisível: “Uma profissão que está em alta atualmente pode não estar em alta daqui alguns anos, por exemplo, que é quando os jovens estarão efetivamente no mercado de trabalho.”, explica.

5) Converse com profissionais da área

Procure por aqueles que conhecem a realidade da profissão desejada. Entenda como é efetivamente o mercado de trabalho: Quais características são cobradas do profissional? Qual a faixa salarial? Quais são as melhores empresas para se trabalhar? Quais são as dificuldades? “Conhecer a realidade da profissão evita que os alunos se desiludam com a escolha”, explica Maria Antônia.

6) Conheça as opções de universidades

Após definido o curso, é hora de escolher a faculdade. Graças ao Enem , com a adoção do Sistema de Seleção Unificada (SISU), o candidato pode se inscrever em faculdades de todo o país! Por isso, é importante se informar sobre a estrutura do curso na instituição desejada, bem como da grade curricular. Quais matérias você irá cursar? Você tem facilidade com elas? Além disso, se possível, visite a faculdade e converse com alunos e professores.

Fique ligado! Muitas universidades permitem que as escolas organizem visitas guiadas pelo campus.

7) Tenha em mente: escolher uma profissão não é obrigatoriamente uma decisão para toda a vida

Diante de tantas opções de cursos, é normal ficar em dúvida sobre qual caminho seguir. Caso você não se identifique com o curso escolhido, não se angustie e tente outra opção! Segundo Antônia, jovens que não aceitam seus talentos naturais – seja por insegurança com o mercado, pressão familiar etc. – passam por dois ou três cursos até chegarem ao seu curso “ideal”.

8) Conheça as ferramentas à sua disposição

Ainda em dúvida? Alguns meios podem te auxiliar muito nesse momento, como o coaching, teste vocacional  e leitura.

Teste vocacional: Comece pelo  nosso Teste Vocacional que é uma ferramenta super simples e fácil de usar, além de ser gratuita.

Leitura: Leita bastante sobre diferentes profissões, a leitura vai ajudar você a conhecer mais sobre diferentes áreas, e talvez até descobrir alguma profissão que você nem sabia que existia.

Coaching: Se você está buscando algo mais detalhado, talvez uma sessão individual de coach seja o ideal para você.  No coaching, o autoconhecimento é o pilar principal e segue as premissas da psicologia positiva.

Se informe! A maioria das faculdades e universidades públicas brasileiras possui o serviço de orientação profissional de maneira gratuita ou a custos reduzidos.

Se você já decidiu sua profissão, encontre aqui no Stoodi Carreiras  todas as universidades e cursos do brasil, você pode organizar por cidade/estado e ainda ver avaliações de quem estuda ou já estudou na instituição, assim fica bem mais fácil escolher em qual universidade estudar!

Gostou das nossas dicas de como escolher uma profissão? Compartilhe esse post com seus amigos que também estão na dúvida !

Related Posts

Site Menu
© 2018 Stoodi. Todos os Direitos Reservados.