O Continente Americano – Apostila

Home  »  GeografiaVestibular Seriado   »   O Continente Americano – Apostila

Apostila sobre o relevo, hidrografia, clima e vegetação da América.

I-RELEVO DA AMÉRICA

Dobramentos Modernos (TERCIÁRIOS/CENOZÓICOS)

Aparecem na costa oeste do continente, com uma extensão de 18.000 km: Rochosas, nos EUA e Canadá: Sierra Madre, no México; Andes, na América do Sul.Surgiram com o “choque” das placas tectônicas (orogênese/epirogênese), . Assim, o litoral Ocidental do continente americano apresenta planícies estreitas e encostas erodidas pelo mar, tomando aspecto de falésia, como na região de Acapulco no México.
São formas elevadas, localizadas no Círculo de Fogo do Pacífico, pois estão relacionadas aos agentes internos do relevo, como o vulcanismo, tectonismo e os abalos sísmicos.

Maciços antigos (basicamente cristalinos)

As rochas cristalinas são magmáticas (ígneas) e metamórficas.
Essas formas antigas localizam-se na porção oriental da América, divididas em:

· Escudo Canadense;
· Montes Apalaches (EUA);
· Planalto Guiano (Norte da América do Sul);
· Planalto Brasileiro (Brasil);
· Planalto de Patagônia – sedimentar (Argentina).

Planícies
Localizam-se na parte central do continente, formando extensos corredores entre os planaltos e as montanhas jovens, sendo áreas de deposição de sedimentos, como a planície dos grandes lagos (lagos glaciais) nos EUA e Canadá; planície do Mississipi nos EUA;planície do Orenoco na Venezuela; Planície Amazônica no Brasil (existência de rios meândricos – rios que descrevem curvas bem sinuosas, tipicamente de planície) e a Planície Platina na Argentina, Paraguai e Uruguai


escudos


planícies


dob. modernos

III – HIDROGRAFIA

Principais rios:

São Lourenço — Liga os grandes lagos ao Oceano Atlântico, é de grande importância para os EUA e Canadá, por atravessar áreas importantes em ambos os países.

Mississipi — Atravessa as planícies centrais, no sentido norte/sul, em território dos EUA, sendo de grande importância para a navegação. Deságua no Golfo do México, formando um delta, com a deposição de sedimentos (tipo de foz em vários canais)

Colorado – drena o sudoeste dos EUA, apresentando significativo potencial hidroelétrico (regime nival). O seu trabalho erosivo criou o Grand Canyon (erosão fluvial)

Rio Grande — Separa os EUA do México, desaguando no Golfo do México.

Orenoco — Atravessa importante planície na Venezuela e deságua no Oceano Atlântico.
Por existir uma cadeia montanhosa no oeste do Continente, os rios que deságuam no Pacífico são pequenos e de importância secundária.

II – CLIMA E VEGETAÇÃO

Clima – América Anglo-Saxônica


Tundra — Encontrada no norte do Canadá e constituída principalmente por musgos o líquens; durante o verão essa vegetação floresce, servindo de pastagem. O clima é polar e subpolar.
Floresta Boreal (coníferas) — floresta homogênea que ocorre ao sul do Círculo Polar Ártico, em território canadense. É composta por coníferas bem espaçadas entre si. O clima nessa área é temperado frio.
Pradarias — Ocupam as planícies centrais, tanto no Canadá como nos Estados Unidos. São constituídas por gramíneas e herbáceas, adquirindo o aspecto de uma vasta pastagem. Há áreas menos chuvosas, denominam-se estepes. O clima é temperado continental, apresentando grandes amplitudes térmicas.
Estepes — Ocupam as regiões áridas e semi-áridas do oeste americano e norte do México. São vegetações compostas por gramíneas ressecadas, espalhadas em tufos pelo terreno e arbustos de diversos tipos de altura. Nessas áreas de climas secos, é comum encontramos formas abruptas “criadas” pelo vento (erosão eólica). Nas regiões áridas é comum o intemperismo físico (desagregação mecânica das rochas), por causa da grande amplitude térmica diária.
Florestas Latifoliadas — Têm ocorrências ocasionais nas áreas quentes da península da Flórida e sul do México, na Península de Yucátan. Clima tropical.
Na parte ístmica do Continente Americano o clima é tropical, ocorrência de florestas tropicais (latifoliadas), nas partes mais altas as temperaturas são baixas com ocorrência de neve.

CLIMA E VEGETAÇÃO – AMÉRICA LATINA

Cerrado — Ocorre no centro do Brasil, onde o clima é tropical semi-úmido.
Pradarias — Vegetação rasteira que aparece principalmente nos países platinos (Argentina e Uruguai) onde o clima é temperado.
Estepes — No sul da Argentina, onde o clima é frio e seco, constitui o deserto da Patagônia; no norte do Chile e sul do Peru, onde encontra-se o deserto do Atacama.
Floresta Equatorial Amazônica – Domina grande parte da porção setentrional da América do Sul. Sendo a maior floresta de clima quente do mundo, existindo em uma área de solo pobre (latossolo), laterítico (carapaça ferruginosa) por causa da lixiviação (a chuva abundante retira a matéria orgânica), o que caracteriza o intemperismo químico.

 

 

Related Posts

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Site Menu
© 2018 Stoodi. Todos os Direitos Reservados.