Dicas para realizar o teste vocacional

Home  »  Teste Vocacional   »   Dicas para realizar o teste vocacional
teste vocacional, estudante pensativa

 

Exatas, humanas ou biológicas? A dúvida sobre qual carreira seguir também está perseguindo você? Com um teste vocacional, é possível analisar a sua vocação, de modo a identificar interesses e habilidades que podem servir de luz para guiar o seu futuro profissional.

Ter dificuldade para escolher a profissão certa é mais comum do que você imagina, e os motivos para isso são muitos: indecisão, conflitos, falta de orientação, falta de autoconhecimento etc. Nesse cenário, o teste vocacional é a alternativa perfeita para tornar esse processo mais fácil e — por que não? — agradável.

Contudo, não se engane: essa ferramenta não é nenhuma bola de cristal, afinal, ela analisa as suas respostas. Para que o teste vocacional funcione da melhor forma e para interpretá-lo corretamente, é preciso reflexão e atenção em alguns pontos. Confira algumas dicas na hora de responder o teste vocacional e entenda o que fazer com o resultado.

Antes e durante o teste vocacional:

Seja sincero ao responder às perguntas

Essa dica pode parecer óbvia, mas acontece que para algumas pessoas é complicado desapegar das expectativas alheias e próprias. O que queremos dizer é que, nessa fase da vida, é comum sentir-se pressionado a tomar a decisão certa, ter medo de errar e, por isso, responder de maneira conveniente o teste vocacional.

É preciso, antes de qualquer coisa, ser sincero consigo mesmo. Portanto, mesmo ainda não sabendo qual curso escolher, não responda às perguntas pensando no que outras pessoas esperam de você. Não tenha medo de ser espontâneo, pois não existe resposta certa ou errada em um teste vocacional.

Tenha em mente que, por meio das suas respostas, a sua personalidade, gostos, habilidades e interesses serão analisados. Sendo assim, se em algum momento faltar sinceridade, dificilmente o teste terá condições de apresentar opções profissionais certas e compatíveis com você.

Conheça a si mesmo

Para ser totalmente sincero e garantir eficiência ao teste vocacional, é necessário conhecer-se muito bem. Afinal, de que outra forma seria possível responder, seguramente, perguntas tão precisas e íntimas sobre si?

O que você sabe fazer muito bem e o que faz por gostar? Existe alguma atividade na qual se destaque? O que é fundamental em uma carreira profissional para você? Identifique os seus talentos, valores e preferências — faça uma lista para ajudar.

Dessa forma, fica mais fácil definir quais profissões mais combinam com você. Portanto, não julgue as suas habilidades. Tem facilidade com esportes? Gosta de ensinar? É bom com cálculos? Escreve bem? Costura as suas próprias roupas? As tarefas prazerosas do seu dia a dia também podem ser ótimas profissões.

Dando continuidade à lista, enumere as atividades que deseja e as que não deseja exercer profissionalmente. Anotando tudo isso, fica fácil saber o que a sua futura profissão precisa ter para ser considerada ideal.

jovem estudando, teste vocacional

Analisando as respostas:

Agora que você já tem o resultado em mãos é hora de ir mais afundo . Aqui você vai além do teste vocacional, vamos entender melhor o resultado dele e identificar quais das areas indicadas é a melhor para você, em vários aspectos. Se você está em dúvida entre duas ou mais áreas, com certeza as dicas abaixo vão ajudar a tomar a melhor decisão.

Entenda como explorar o resultado:

Áreas de interesse

Você já sabe quais áreas combinam mais com você. É o momento de pesquisar bastante e identificar quais profissões possibilitam conciliar os seus talentos com as suas preferências.

Lembre-se: o ideal é que essas pesquisas sobre profissões sejam complementos e não substitutos do teste vocacional. Essas buscas servem para reflexão e compreensão do que se gosta e deseja. Isto é, encontrar opções que despertem o seu interesse e sirvam de direção durante a resolução das questões.

Aproveite essas pesquisas para se conhecer melhor e entender suas preferência profissionais.

O resultado do teste não tem nada a ver comigo, e agora? Clique aqui que vamos te explicar o que pode ter acontecido.

Saiba dos seus valores profissionais

Qual tipo de retorno é mais importante para você em uma profissão? Gostaria de trabalhar para ganhar dinheiro? Para ajudar pessoas? Para apoiar uma causa social? Para melhorar o mundo de alguma forma?ou um equilíbrio entre os pontos citados? Enfim, a nossa sugestão principal aqui é apenas ter cuidado para não tomar uma decisão focada unicamente em agradar outra pessoa.

A profissão é sua, portanto, ela precisa, antes de tudo, fazer você feliz. Sendo assim, enumere os seus valores profissionais e os relacione a algumas carreiras. Geralmente, temos mais de um valor, então é necessário dispor de certo tempo e fazer muitas pesquisas para encontrar aquelas possíveis profissões que atendam a todas essas especificidades.

Descubra como é na prática

Você já filtrou as profissões que são compatíveis com o seu perfil e chegou o momento de descobrir como é o dia a dia das carreiras listadas. Aqui, a nossa dica é procurar por profissionais que já atuem nas áreas pretendidas, a fim de conversar, tirar dúvidas e entender como o trabalho acontece na prática. Quando terminar de fazer isso, você notará quantas informações valiosas conseguiu com essas experiências.

Para exemplificar melhor, imagine que uma de suas profissões de interesse seja a carreira de Direito. Para entender melhor o dia a dia de um profissional da área, uma boa ideia é buscar por escritórios de advocacia em sua cidade e conversar com um advogado.

Outra sugestão: quem gosta de cuidar dos animais e da natureza, pode conversar com um veterinário ou até com o professor de biologia.

Gosta de séries e filmes? essa é uma forma divertida de conhecer um pouco mais sobre algumas profissões. Mas sabemos que nem tudo que passa na TV é a realidade da vida, então não leve ao pé da letra ok?

Séries médicas: 11 séries para quem ama medicina!

5 filmes e séries para quem ama exatas

Conheça os seus limites

Essa dica ajudará você a afunilar ainda mais as suas opções de cursos, ao determinar quais, definitivamente, são viáveis no momento. Você pretende estudar em uma universidade pública ou particular? Caso seja particular, seria possível pagar a mensalidades dos cursos listados? Você poderia mudar de cidade para estudar? Daria para conciliar com trabalho?

Muitos vestibulandos abandonam as suas verdadeiras vocações por causa da temida nota de corte — especialmente quando estudam para entrar em universidades públicas, onde a concorrência é mais acirrada. Mesmo assim, não deixe essa questão paralisar você. Estude bastante e conheça bem o ENEM para conquistar a vaga dos seus sonhos.

Esse é um momento importante da sua vida, mas não é preciso desespero. Pesquise bastante, mas principalmente opte por um teste vocacional completo para delimitar melhor as suas características e, assim, apresentar tendências que se aproximem da sua personalidade, habilidades e interesses. Ainda assim, lembre-se de que, independentemente do resultado do teste, essa escolha cabe somente a você.

Precisa de ajuda para escolher a sua futura profissão? Faça o nosso teste vocacional e esteja mais perto de encontrar a carreira certa para você!

Related Posts

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Site Menu
© 2018 Stoodi. Todos os Direitos Reservados.