Teste vocacional online: o que é e como funciona?

Home  »  Teste Vocacional   »   Teste vocacional online: o que é e como funciona?
dúvida, teste vocacional

 

Escolher a profissão e ter a certeza de que ela é a melhor escolha pode ser uma decisão muito difícil de se tomar, especialmente para os jovens. Essa dúvida é super normal, pois para um estudante é complicado conhecer com profundidade o campo de atuação das carreiras.

Para ajudar nessa tarefa, existem boas ferramentas disponíveis. O teste vocacional online é a principal delas e pode ajudar muito quem ainda não se decidiu quanto ao curso que pretende seguir. Com os resultados oferecidos por ele, as chances de entrar na universidade e não gostar do curso diminuem bastante.

Com o vestibular cada vez mais próximo, fazer um teste vocacional on-line é uma ótima alternativa para quem ainda está um pouco confuso. Quer saber mais sobre essa opção? Este post pode ajudá-lo e ainda tem dicas que podem ser úteis para que você faça a escolha certa. Confira!

O que é um teste vocacional?

menina com dúvida, teste vocacional

 

O teste vocacional é uma ferramenta que permite identificar aptidões, qualidades e interesses, bem como evidenciar aspectos incompatíveis. Sua finalidade não é apontar com certeza a profissão mais adequada para o estudante — ele apenas direciona e sugere as carreiras que mais se assemelham àquele perfil.

Porém, apesar de não ser 100% exato, o teste vocacional é um ótimo recurso. Ele é bastante útil especialmente para os candidatos que têm dúvidas quanto a cursos completamente distintos, como engenharia mecânica e medicina, por exemplo.

Quais são os tipos de teste?

Existem duas modalidades de teste, a on-line e a presencial, que é feita com o acompanhamento de um psicólogo. A diferença entre elas é que, presencialmente, o perfil do estudante é traçado de maneira mais aprofundada, de forma a realçar características específicas que são analisadas pelo profissional de psicologia. A versão on-line, por sua vez, é mais objetiva e seu propósito é desenhar um esboço geral do perfil.

Entretanto, ambas as versões têm o objetivo de ajudar o aluno em seu processo de autoconhecimento. Assim, fica mais fácil saber quais disciplinas mais o atraem, em quais ele tem melhor desempenho e em quais seu perfil realmente não se encaixa. Por isso, o teste vocacional é um bom recurso para o esclarecimento de aspectos que podem refletir diretamente em sua escolha de curso.

Como funciona o teste vocacional?

O teste é composto de perguntas simples que permitem identificar aspectos psicológicos e de personalidade do avaliado. A atividade é concluída em poucos minutos: basicamente, o programa cruza as respostas com os perfis que cada profissão demanda, com base em uma escala de características em comum.

Ao fim do teste, o sistema emite um documento que demonstra quais áreas coincidem mais com o perfil do candidato e as que definitivamente não têm nada a ver com ele. Assim, é mais fácil restringir as possibilidades de carreira.

Quem deve fazer o teste vocacional?

Majoritariamente, o teste é feito por alunos do ensino médio que estão prestes a fazer o vestibular. Além disso, ele também é comum para aqueles que já se formaram na universidade, mas estão descontentes com a profissão e buscam um direcionamento para mudar de carreira.

Vale lembrar que o teste não é recomendado apenas para quem tem dúvidas. Há casos em que o estudante já se decidiu — pois acredita se encaixar no perfil de determinada carreira — mas, ao fazer o teste, conclui que essa decisão pode ter sido precipitada ou descobre novas áreas.

E há ainda ocasiões em que a escolha do aluno é compatível com o direcionamento do teste, o que lhe dá ainda mais segurança na escolha do curso. Ou seja, não há contraindicações para a realização do teste: ele favorece o estudante em qualquer situação, tanto para esclarecer dúvidas quanto para reafirmar sua opção.

O que mais ajuda na escolha do curso?

Além do teste vocacional, outras ações podem auxiliar na escolha do curso. Confira algumas delas a seguir!

Fazer contato com alguém que faz ou já fez o curso

Conversar com um aluno ou um profissional formado no curso que se deseja fazer pode ser muito esclarecedor. Dessa forma, é possível conhecer a dinâmica da graduação, suas maiores dificuldades, os pré-requisitos básicos para ingresso e outros detalhes importantes.

Se não conhecer ninguém, uma boa opção é procurar por comunidades nas redes sociais que sejam frequentadas por pessoas com esse perfil. Nelas, é possível conhecer quem esteja disposto a esclarecer pontos à respeito do curso e da faculdade.

Visitar a universidade

Essa opção é válida para quem mora na mesma cidade da universidade e tem a oportunidade de visitá-la. Lá, pode-se encontrar assistência para conhecer laboratórios, ter contato com alunos e professores, saber mais sobre a infraestrutura e a carga horária do curso, bem como o ritmo de estudos exigido do aluno.

Pesquisar sobre a grade curricular do curso

Com uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar a grade curricular de qualquer curso. Nela, constam todas as disciplinas (separadas por período) que compõem a formação — e os alunos devem ser aprovados em todas elas para obter o diploma.

É muito importante verificar a grade, pois há cursos com disciplinas muitos distintas do real campo de atuação da profissão (principalmente no 1° e no 2° períodos). É comum que isso seja um obstáculo para muitos, principalmente os que são pegos de surpresa.

Muitas vezes, a família influencia na hora da escolha, mesmo que de maneira indireta. Apesar de os conselhos serem bons, a decisão final sempre deve ser do estudante. Isso evita que ele se forme em algo que não lhe trará felicidade nem o retorno desejado.

Nesse cenário, o teste vocacional, além de ser prático e rápido, é muito importante. Cabe lembrar que a escolha do curso é um momento crucial na vida do estudante e, por isso, não deve ser feita sob pressão, com pressa ou apenas porque o candidato tem a nota requerida para aprovação.

Conheça o blog do Stoodi e fique por dentro do vestibular. Lá você tem livre acesso a videoaulas e ainda pode testar seus conhecimentos com os exercícios oferecidos na página.

Related Posts

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Site Menu
© 2018 Stoodi. Todos os Direitos Reservados.