E-mail circulando pela internet sobre o relato de uma mãe sobre o que ocorreu com o filho. A informação abaixo é importante por ser desconhecida pela maioria das pessoas.
Relato de uma mãe:
Há cerca de 5 dias o meu filho, de 26 anos de idade, decidiu tomar um café instantâneo. Colocou, para aquecer no microondas, um copo com água (algo que ele já tinha feito muitas vezes).
Quando o cronômetro desligou, abriu o forno e retirou o copo.
Olhou para interior do copo, reparou que a água não estava borbulhando, mas, subitamente, a água ‘explodiu’.
O copo manteve-se intacto e a água saltou, atingindo o seu rosto, que ficou empolado com queimaduras de 1º e 2º grau. Talvez ele venha a ficar desfigurado e pode, também, perder parte da visão esquerda.
No hospital, o médico que o assistiu confirmou que esta é uma ocorrência bastante comum.
Explicação científica
A água explode porque o forno microondas a aquece a uma temperatura superior a 100ºC.
Quando a água é aquecida numa chaleira, no fogão,o fundo fica com uma temperatura superior a 100ºC, desencadeando a formação de bolhas de vapor que sobem à superfície aumentando a troca de calor e permitindo que a água se mantenha a 100ºC.
No microondas a água é aquecida, mas o recipiente não e por isso não se desencadeia a formação de bolhas que permitiriam arrefecer a temperatura da água.
Dessa forma, a água é aquecida a uma temperatura superior a 100ºC, ficando à espera que algo desencadeie a formação de bolhas.
Quando por agitação ou adicionando açúcar ou café, se desencadeia a formação de bolhas, isso ocorre com tal intensidade que resulta numa explosão da água a uma temperatura elevadíssima, que pode provocar queimaduras graves.
Recomendação: Nunca se deve aquecer, no microondas, recipientes só com água sem mais nada.
Deve-se colocar alguma coisa dentro do recipiente, para difundir a energia, tal como uma colher de pau etc (nunca objeto de metal).
Agora assista ao vídeo e repasse esta mensagem para a família e amigos.