Professor é todo aquele que ensina uma ciência, uma arte, uma língua. Esta é a definição técnica, que no entanto pode não revelar o sentido mais íntimo de ser um mestre.
Ampliar esse sentido seria incluir na arte de ensinar todo aquele que transmite um conhecimento, ou seja, um pai que pacientemente ensina a seu filho como amarrar os cadarços, um amigo mais estudioso que dispõe de suas horas livres para ajudar o outro que não vai tão bem assim em suas notas, e assim prolongar-se-ia esta lista infinitamente.
Com isso, percebe-se que ensinar faz parte da natureza do homem. Precisamos aprender e naturalmente passar adiante o que sabemos, isso faz o conhecimento humano permanecer em expansão constante.
Mas, queremos nesse dia, após tanta filosofia, elevar a posição do Professor, aquele com P maíusculo mesmo, aquele que nós conhecemos desde a primeira infância, aquele é mestre por vocação, aquele que trabalha como profissional do ensino e, mesmo com todas as barreiras estruturais, realiza a árdua tarefa de fazer do seu conhecimento uma alavanca para a vida de tantas crianças, tantos adolescentes, tantos jovens e adultos.
Conhecimentos da ciência, conhecimentos do mundo, conhecimentos da VIDA… a arte de ser um mestre é a arte de ampliar os horizontes daqueles para os quais se ensina, e fazer da educação uma nova forma de enxergar a realidade.
Parabéns para todos o Professores (com P maiúsculo!) nesse dia muito bem merecido.
– Esse texto em homenagem aos professores foi produzido pela nossa colaboradora Flávia Garcez, ex-blogueira do Blog do Vestibulando.