Questões sobre a disputa entre os regimes político-econômicos antagônicos: os Estados Unidos, capitalista e a União Soviética, socialista. Há questões também sobre os blocos econômicos e a divisão mundial do trabalho.
1- Sobre a atual crise mundial pode-se afirmar que:
0 0 a implosão financeira russa neste final de século reflete sua situação econômica instável, conturbada e incerta.
1 1 apesar de todas as crises financeiras dos países asiáticos, a bolsa de Nova Iorque continua estável.
2 2 a crise asiática mesmo abalando o mundo financeiro não conseguiu provocar maiores prejuízos nas economias ocidentais.
3 3 registra-se hoje um vertiginoso crescimento de todas as bolsas de valores.
4 4 a globalização demonstra a superioridade dos países desenvolvidos em detrimento dos mais pobres e emergentes.
2-A figura apresenta a divisão atual do mundo em dois principais conjuntos, sob o ponto de vista das desigualdades socioeconômicas: Norte desenvolvido e Sul subdesenvolvido.
Podemos afirmar que nos países do Norte desenvolvido:
0 0 existe uma distribuição eqüitativa entre a população rural e a população urbana, e a sociedade de consumo é altamente expressiva.
1 1 o setor primário é altamente avançado tecnologicamente e ocupa uma posição de destaque na economia.
2 2 a economia está na vanguarda da revolução técnico-científica e os setores de ponta da tecnologia são gerados e aplicados com mais intensidade.
3 3 o setor secundário da economia substitui o setor terciário como o grande gerador de empregos e rendimentos.
4 4 existem áreas de emigração que são expressivas no contexto mundial.
3-A União Européia apresenta-se como um projeto de reorganização territorial marcado por contradições tanto no plano político e econômico, quanto no plano cultural.
São problemas no processo de unificação européia:
0 0 às dificuldades dos países, inclusive os mais importantes economicamente, de cumprir os critérios estabelecidos de adoção da moeda única, o euro, a partir de 1999;
1 1à diversidade cultural que estabelece rivalidades entre cidades-estados
em busca de maior autonomia, como Mônaco, San Marino e Liechtenstein
2 2 alguns países ainda apresentam estrutura econômica agrária, como Portugal e Grécia
3 3 à pressão dos Estados Unidos e da Rússia para que a União Européia não se expanda em direção ao Oriente Médio;
4 4 à incorporação dos países nórdicos – Suécia, Finlândia, Noruega e Islândia- acentuaram as desigualdades no interior da União Européia.
04.Sobre os dois sistemas político-econômicos do Globo pode-se afirmar que:
0 0 Na década de 1990, o socialismo diminuiu sua importância territorial e, portanto. mundial devido à queda desse sistema na ex-União Soviética e nos países do Leste Europeu.
1 1A Lituânia, Estônia e Letônia, hoje países independentes, fizeram opção pela economia de mercado.
2 2A diminuição do significado territorial do socialismo é devido à queda desse sistema na Índia e na China, pois esses dois países juntos perfazem metade da população mundial.
3 3O capitalismo, em todo o mundo, caracteriza-se por uma economia de mercado com forte presença da interferência do Estado.
4 4O socialismo caracteriza-se pela economia de mercado e de livre concorrência na busca de lucro e, portanto, da acumulação privada de capital.
05. “Relíquias de uma era em que a ordem natural das coisas incluía o sol, as estrelas e o Império Britânico, Hong Kong (foi) devolvido à China… A devolução da colônia aos chineses é a culminação de um arranjo entre a elite argentária de Hong Kong e os chefes comunistas de Pequim para que a ilha continue sendo o que sempre foi: uma gigantesca Disneylândia dos negócios movidos à euforia financeira, com poucos impostos e nenhuma democracia.”
(Revista Veja, 25/07/97)
Este texto retrata mais um dos eventos que têm marcado a nova ordem geopolítica mundial. Sobre essa nova ordem, é correto afirmar:
0 0 A nova ordem substituiu a ordem geopolítica estabelecida no pós-Segunda Guerra Mundial, definida como bipolar e que se baseava principalmente no poderio de duas superpotências: os Estados Unidos e a então URSS.
1 1 Após o rompimento da ordem geopolítica estabelecida no pós-Segunda Guerra Mundial, o mundo assistiu à eclosão de um único centro de poder, constituído pela Comunidade Européia.
2 2 Uma das características da nova ordem mundial é ter proporcionado, em curto espaço de tempo, a igualdade sócio-econômica entre os países.
3 3 Apesar de sua devolução à China, Hong Kong continua sendo um marco do capitalismo, influenciando o mercado financeiro mundial.
4 4 O processo de globalização e a integração econômica passaram a se expressar através da formação de blocos regionais ou mercados supranacionais, tais como União Européia, Nafta e Mercosul.
6. Analise os itens abaixo:
0 0 Do ponto de vista econômico, três grandes blocos regionais apresentam PIBs imensos; do ponto de vista político, o NAFTA reúne os Estados Unidos, Canadá e México, enquanto a União Européia e a Bacia do Pacífico têm-se
1 1O mundo atual conta com três grandes constituído em agrupamentos flexíveis, com tendência à incorporação de novos membros
2 2 Japão e os Estados Unidos lideram o mercado mundial de novas tecnologias e são líderes na aplicação da robótica ao processo produtivo
3 3 A ALCA deverá abranger todos os países das Américas. tornando-se a mais extensa zona de livre comércio do mundo e possibilitando ao Brasil, nas condições atuais, vantagens nos negócios, sobretudo na área de bens e serviços.
4 4 A ajuda financeira norte-americana, a mão-de-obra barata e qualificada e os investimentos em educação e pesquisa foram fatores decisivos para a recuperação econômica e o desenvolvimento do Japão, após a Segunda Guerra Mundial.
07. Com o fim da guerra fria, o mundo vem passando por significativas mudanças. Sobre essas mudanças, analise os itens abaixo:
0 0 Com a derrocada do Socialismo, o mundo deixou de ser Bipolar, tornando-se Monopolar, por causa da supremacia dos EUA.
1 1O poderio da Rússia ficou restrito à esfera militar, já que sua economia vem enfrentando grave crise.
2 2 O leste europeu tem se mostrado uma região de estabilidade econômica e prosperidade social.
3 3 Verifica-se grandes mudanças também na Coréia do Norte o que poderá transformar esse país num tigre asiático.
4 4 Os blocos de poder são controlados pelos EUA U.E e Japão o que reforça a multipolarização com o fim da Guerra Fria
08. A desigualdade entre desenvolvimento de países ricos e pobres, damos o nome de DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO.
Caracterizada por:
0 0 As nações pobres são produtoras de matéria-prima.
1 1 As nações pobres são o sustentáculo do sistema, fazendo parte da periferia.
2 2 A riqueza dos países periféricos gerou sempre a sua pobreza.
3 3 Os ricos são o centro do mundo capitalista, pela sua autonomia e auto-suficiência.
4 4 Os países de centro exploram os recursos humanos e naturais dos países periféricos.
9. Quanto ao panorama mundial e a derrocada do socialismo, pode-se afirmar:
0 0 A China e Cuba formam hoje a dobradinha socialista, pois são os únicos a se manter avessos às transformações.
1 1 Os países do Leste Europeu formam o grupo de maior resistência ao capitalismo, evitando as mudanças e transformações da URSS.
2 2 Todos os países europeus e asiáticos estão em transição para capitalismo.
3 3 A falta de liberdade e a crise econômica foram as principais causas do fim da União Soviética.
4 4 Alguns países adaptaram-se melhor ao sistema capitalista do que outros, pois nunca aboliram completamente a propriedade privada, como a Polônia.
10. São características do subdesenvolvimento:
0 0 Dependência tecnológica e financeira e desigualdades sociais.
1 1Exportação de matéria-prima agrícola e/ou mineral.
2 2 Baixo crescimento vegetativo e populacional devido à grande mortalidade.
3 3 Forte ação de empresas transnacionais (multinacionais).
4 4Agricultura muito mecanizada e alta produtividade.
11. A década de 90 marcouj o aparecimento de uma nova ordem econômica internacional que pode ser confirmada:
0 0 Pelo fim da Guerra Fria e a ampliação da área de influência do capitalismo.
1 1 Pela tendência dos países em se integrarem em grandes blocos comerciais.
2 2 Pela união dos países do Sul contra as pressões do FMI sobre as dívidas externas.
3 3 Pelos tratados de paz no Oriente Médio que confirmam a hegemonia da Europa Ocidental na região.
4 4 Pelas transformações ocorridas no Leste europeu, que passou a fazer parte da esfera de influência capitalista.
12. Marque V ou F a respeito do processo de globalização, considerados os aspectos culturais, econômicos e políticos.
0 0 Segundo os opositores da globalização, ela tem contribuído para o aumento do desemprego, por que acarreta grandes mudanças no processo produtivo, tais como, a introdução de novas tecnologias liberadoras de mão-de-obra e a institucionalização de diferentes relações de trabalho.
1 1 Para os opositores do processo de globalização ele contribui para a formação e o fortalecimento de grandes conglomerados, com faturamento superior ao de muitos países, gerando acumulação e concentração de capitais.
2 2 A globalização gera, para os críticos desses processo, a indiferença dos investidores internacionais quanto à capacidade dos países emergentes, dentre eles o Brasil, de manter seu ritmo de crescimento e honrar os seus compromissos externos.( Prof. Waldemar )
3 3 Economia globalizada levou o crescimento do comércio mundial, em níveis sem precedentes. Tal fato propiciou o desenvolvimento de inúmeras nações que até então estavam à margem do processo de produção capitalista, na América Latina e na África.
4 4 Com a globalização, configura-se um processo de democratização das relações entre nações, com uma crescente autonomia dos Estados nacionais, com relação às instâncias locais de poder. Tal fato é decorrente do desaparecimento dos “blocos” de países que se integravam econômica e culturalmente.
13. Observe a tabela.
Crescimento do PIB por Grupo de Países (em %)
1995 1996 1997 1998
Países desenvolvidos____ 1,7__ 2,9__ 2,9___ 2,2
Países em desenvolvimento 1,8_ 4,9__ 5,8___ 5,4
(Folha de S. Paulo, Unctad ONU. 23/09/99, 2. cad. p. 1)
Assinale as afirmativas de acordo com a tabela apresentada.
0 0 Embora pequeno, o crescimento da economia mundial pode ser suficiente para diminuir o desemprego mundial.
1 1 Os processos de globalização e expansão do capital diminuíram desde o início dos anos 90 e por isso os países têm crescido menos.
2 2 Os países de maior participação na produção e no comércio mundiais são aqueles que mais aumentaram o PIB.
3 3 Neste final de século aumenta a diferença econômica entre países ricos e pobres.
4 4 Mesmo com baixo crescimento do PIB, muitas economias de países em desenvolvimento têm conseguido sua independência econômica.Prof. WAldemar
14. As empresas multinacionais que expandiram seus interesses e implantaram filiais em países do Terceiro Mundo, a partir da década de 50, foram atraídas principalmente pelas condições:
0 0 Contingente de mão-de-obra abundante.
1 1 Matéria-prima mineral a preços baixos.
2 2 Disponibilidade de energia a preços reduzidos.
3 3 Mercado de consumo interno em expansão e facilidade de exportação.
4 4 Existência de tecnologia nacional e de mão-de-obra especializada.
15. Sobre os países subdesenvolvidos, podemos afirmar que:
0 0 A maioria deles está localizada na região intertropical.
1 1 A economia deles é dependente e a distribuição de renda apresenta péssimos coeficientes.
2 2 Apresentam altos índices de crescimento demográfico, altos índices de mortalidade infantil e baixa expectativa de vida.
3 3 Apresentam a maior parte da população no setor secundário.
4 4 Apresentam uma industrialização recente e uma hipertrofia no setor terciário.
16. A respeito da moderna divisão internacional do trabalho julgue os itens abaixo.
0 0 Alguns países subdesenvolvidos, além de exportadores tradicionais de matérias-primas para os países desenvolvidos, exportam também produtos manufaturados, tais como calçados, tecidos e até automóveis.
1 1 Empresas multinacionais instaladas nos países subdesenvolvidos remetem boa parte dos seus lucros aos países desenvolvidos.
2 2 Bens manufaturados exportados pelos países subdesenvolvidos, via de regra, têm preços mais baixos e menor valorização no mercado internacional.
3 3 A transferência de tecnologias e a proibição de remessas de lucro para o exterior tornaram-se importantes mecanismos utilizados pelas empresas multinacionais instaladas na América Latina para desenvolver nosso parque industrial após a década de 50.
4 4 Empresas multinacionais têm-se utilizado de vasta mão-de-obra barata, das matérias-primas a baixo custo, dos incentivos fiscais e da freqüente inexistência de legislação ambiental nos países subdesenvolvidos.
17. Sobre o espaço político e geoeconômico do mundo contemporâneo, julgue os itens abaixo:
0 0 Os blocos formados pelos países capitalistas e pelos países socialistas definem o espaço político contemporâneo.
1 1 O espaço político pode ser compreendido como o espaço de atuação dos países soberanos definidos por seu território, suas fronteiras, seu regime e sua organização.
2 2 As empresas multinacionais ou transnacionais são aquelas que ultrapassam os limites de seus países de origem.
3 3 A política recessiva adotada por países do Terceiro Mundo está diretamente associada com a elevada dívida externa desses países com a interferência de organismos financeiros internacionais.
4 4 As empresas multinacionais atuam exclusivamente no setor da tecnologia e da produção industrial.
18. Marque falso (F) ou verdadeiro (V):
0 0 O grupo dos sete ou G7 é formado pelos países mais ricos do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Itália, França, Japão e Reino Unido.
1 1 O NAFTA reduz cerca de 20 mil tarifas alfandegárias em 15 anos.
2 2 Mercosul é formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai tendo como associados Bolívia e Chile.
3 3 URSS, mais antigo de todos os blocos econômicos, é responsável pela criação dos demais.
4 4 União Européia, desde sua criação não apresenta resultados econômicos importantes, apesar da adoção de uma moeda única.
19. Quanto ao NAFTA pode-se afirmar :
0 0 Envolve o México, Canadá e EUA em uma grande área comercial.
1 1 Todos os seus membros são desenvolvidos, pois de outra forma não seria possível a integração desse bloco econômico.
2 2 Favorece principalmente numa primeira fase o México, que receberá investimentos em massa das empresas transnacionais americanas, e numa segunda fase os EUA que será o principal fornecedor de produtos industrializados.( prof. Waldemar )
3 3 O NAFTA é o principal bloco econômico da Europa. que se estendeu na década de 90 para a América.
4 4 O Chile não poderá ser incluso no NAFTA mesmo sendo associado do Mercosul, por ser um país subdesenvolvido
20. Quanto ao MERCOSUL, analise os itens abaixo:
0 0 Recebeu como associados o Chile e a Bolívia.
1 1 Seus países membros possuem economias bastante diferentes, alguns são desenvolvidos e outros subdesenvolvidos.
2 2 Esse acordo prevê uma moeda única até o ano 2005.
3 3 Seus integrantes podem ser classificados como andinos e platinos.
4 4 Não conseguiu grandes avanços, ficando suas previsões aquém das expectativas de integração comercial.
21. Como vantagens e desvantagens para as empresas capitalistas em países do Mercosul, podemos afirmar:
PAÍS VANTAGEM/DESVANTAGEM
00 BRASIL estrutura empresarial forte / carga tributária elevada
11 Argentina mão de obra qualificada / custo de mão de obra mais alto. Deficiência tecnológica
22 Paraguai mercado consumidor amplo / industrialização fraca
33 Uruguai mercado financeiro aberto / custo de energia alto
44 Brasil custo de produção mais baixo / transporte com base em rodovias
22.Em relação à nova organização política e econômica mundial, pode-se dizer:
0 0 O grande bloco instalado na região do Pacífico surgiu como a “nova fronteira do capitalismo e tem como centro hegemônico a economia nipônica e a dos “Tigres Asiáticos”.
1 1 O NAFTA, integrado pelos países da América anglo-saxônica e pelo México, tem como desvantagens a reduzida população canadense e o baixo poder aquisitivo da população mexicana.
2 2 Os saldos negativos da balança comercial norte-americana exigem exportação arrojada, cada vez mais difícil pela atuação dos grandes blocos concorrentes.
3 3 O fortalecimento da Comunidade Econômica Européia constitui uma forma de resistência à voracidade capitalista do Japão e à reação desesperada de soerguimento da economia norte-americana.
4 4 As sucessivas crises nos países subdesenvolvidos não podem ser atribuídas à crescente depreciação dos termos de trocas internacionais e à política de ajuste da dívida externa desses países.
23. (UFPR-PR) — “Os processos de integração regional são considerados a forma dominante de gestão de interdependência num mundo multipolar porque apresentam a capacidade de criar uma ‘solução de compromisso’ frente à tensão globalização/integridade econômica e política dos Estados Nacionais… Nessa nova conjuntura internacional os países estavam tentando consolidar suas participações no comércio mundial através dos benefícios resultantes dos mercados regionais. Essa foi a estratégia seguida pelos países do Mercosul no sentido de criar um mercado comum na área.”
(Adaptado de VEJA, em Boletim de Geografia Teorética, 25 (49-50):67-92, 1995).
A respeito do Mercosul, julgue os itens abaixo:
0 0 A disputa entre os países pela hegemonia política e econômica na América do Sul constitui, atualmente, o maior obstáculo para o processo de integração.
1 1 Por enquanto, o Mercosul constitui uma união aduaneira, estágio da integração econômica em que os países membros promovem a eliminação, entre si, de taxas alfandegárias e de restrições não tarifárias, enquanto mantém proteção em relação a outros países através do estabelecimento de uma tarifa externa comum (TEC).
2 2 O Mercosul estava aprofundando a integração das economias dos países membros por meio do aumento do fluxo de mercadorias e capitais, beneficiando as empresas do bloco e ampliando suas possibilidades de negócios e lucros.
3 3 O bloco sul-americano é, dentro da nova ordenação mundial e blocos de poder e de grandes organizações econômicas, aquele que apresenta o maior fluxo de mercadorias e capitais.
4 4 a criação do Nafta, em 1992, e a pressão dos Estados Unidos para que seja criada a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), a partir de 2005, prevê-se que surjam novos obstáculos ao funcionamento do Mercosul.
24. ( UNICAP 2003) No mapa a seguir, estão indicados, pelas letras A, B, C, D e E, cinco países da América do Sul, descrito nas opções a seguir.
0 – 0 O país A, quando ocorre o fenômeno “El Niño”,sofre pesados aguaceiros que acarretam prejuízos ao setor agrícola.
1 – 1 O país B está quase inteiramente contido num domínio climático semi-árido; esse país individualiza-se, na América Latina, pela grande estabilidade política.
2 – 2 O país C vem atravessando uma fase de instabilidade de política. A economia desse país baseia-se nas exportações de petróleo, responsáveis pelo considerável aumento do PIB, nas últimas décadas.
3 – 3 O país D é o maior exportador de açúcar e café da América Latina; atualmente a maior parte do País está sob o domínio das forças guerrilheiras, de orientação comunista, e de grupos paramilitares de extrema esquerda, responsáveis pela desestabilização econômica nacional.
4 – 4 O país E esteve durante muitos anos submetido a um regime ditatorial de direita; a usina hidrelética de Itaipu transformou o país num grande exportador de energia elétrica. grande parte do território brasileiro, são consideradas instáveis.