Trinta e nove questões de múltipla escolha de diversas vestibulares como UEBA, PUC-Campinas/SP, Fuvest/SP, UFRJ e outros.
01. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Algas
(2) Fungos
(3) Pteridófitas
(4) Gimnospermas
(5) Angiospermas
( ) vegetais que produzem frutos
( ) Plantas avasculares, autótrofas, sem tecidos organizados.
( ) Grupo de vegetais vasculares que possuem semente, mas não produzem frutos.
( ) Seres heterótrofos, sem tecidos diferenciados.
( ) Plantas vasculares que não possuem sementes.
A alternativa correta é:
a) 2, 5, 4, 3, 1
b) 3, 1, 2, 4, 5
c) 4, 2, 5, 3, 1
d) 4, 1, 3, 5, 2
e) 5, 1 , 4, 2, 3
02. As gimnospermas são plantas que apresentam todas as características abaixo, exceto uma. Assinale-a.
a) vasos para a condução de seiva.
b) Flores para a reprodução sexuada.
c) Sementes para favorecer a disseminação.
d) Frutos para conter as sementes.
e) Raízes, caules e folhas verdadeiras.
03. Plantas que se caracterizam por possuir flores e sementes, mas não produzem frutos, são classificadas como:
a) briófitas. c) pteridófitas.
b) talófitas. d) gimnospermas.
e) angiospermas.
04. Encontram-se nas gimnospermas mas não nas pteridófitas:
a) flores. c) raízes.
b) frutos. d) folhas verdes.
e) vasos condutores.
05. Com relação aos organismos citados, encontramos vasos condutores diferenciados em:
a) pteridófitas.
b) algas.
c) briófitas.
d) fungos.
e) bactérias.
06. As briófitas em geral vivem em ambiente terrestre úmido e sombreado. Apresentam pequeno porte. Essas características estão relacionadas com:
a) capacidade de explorar hábitats diversificados.
b) presença de tecido de sustentação.
c) incapacidade de realizar fotossíntese.
d) ausência de vasos condutores.
e) produção de flores e sementes.
07. Organismos fotossintéticos, a maioria microscópicos, uni ou pluricelulares, habitam água doce ou salgada e são responsáveis pela maior parte do oxigênio liberado na face da Terra.
Essa caracterização se refere a:
a) fungos. c) liquens. e) protozoários.
b) algas. d) briófitas.
08. Não realizam fotossíntese:
a) pteridófitas. c) liquens.
b) cianobactérias. d) fungos.
e) briófitas.
09. Ausência de clorofila, reprodução ao menos em parte por esporos e ausência de sistemas vasculares são características:
a) das algas e liquens. .
b) dos fungos e liquens.
c) dos liquens
d) dos fungos.
e) das algas.
10. Um organismo unicelular, sem núcleo diferenciado e causador de infecções no homem, poderá ser classificado como:
a) fungo. c) bactéria. e) verme.
b) vírus. d) protozoário.
11. As cianobactérias são procariontes. Do ponto de vista estrutural, tipicamente suas células demonstrariam ausência de:
a) membrana plasmática.
b) polissomos.
c) membrana nuclear.
d) inclusões celulares.
e) parede celular.
12. Analise a chave abaixo.
Na chave, os números 4, 6, 8 e 9 indicam, respectivamente, as características dos grupos de:
a) briófitas, gimnospermas, pteridófitas e angiospermas.
b) briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
c) briófitas, pteridófitas, angiospermas e gimnospermas.
d) pteridófitas, briófitas, gimnospermas e angiospermas.
e) pteridófitas, briófitas, angiospermas e gimnospermas.
13. O pequeno porte das briófitas deve-se, fundamentalmente, a falta de:
a) estruturas para absorção de água e sais.
b) tecidos condutores de seiva.
c) alternância de gerações.
d) reprodução sexuada.
e) flores.
14. A conquista definitiva da terra pelas plantas só foi possível quando estas adquiriram verdadeiros tecidos condutores. Do ponto de vista geocronológico, as primeiras plantas com esses tecidos foram as:
a) briófitas.
b) pteridófitas.
c) algas.
d) gimnospermas.
e) angiospermas.
15. O xaxim, muito usado na fabricação de vasos e suportes para plantas, nada mais é do que:
a) um agregado fibroso constituído por raízes adventícias entrelaçadas de certas samambaias.
b) um agregado fibroso resultante da compactação de folhas decompostas de certas palmeiras.
c) um produto de origem mineral resultante da decomposição de cenas rochas.
d) massa compactada de gramíneas em decomposição com partículas de certos tipos de solo.
e) um emaranhado de raízes e restos vegetais de certas plantas aquáticas.
16. Um pesquisador descreveu uma planta como sendo de porte arbóreo, caule lenhoso, folhas aciculares, sementes formadas em megastróbilos femininos, que quando maduros se denominam cones ou pinhas. Qual o provável tipo de fruto que essa planta produz?
a) Não deve produzir fruto, pois trata-se de uma gimnosperma.
b) carnoso do tipo baga.
c) carnoso do tipo drupa.
d) seco, indeiscente do tipo aquênio.
e) seco, deiscente do tipo legume.
17. (U. F. Fluminense-RJ)
” Pinheiro me dá uma pinha
pinha me dá um pinhão
menina me dá um beijo
que te dou meu coração.”
As partes do pinheiro citadas nessa estrofe popular referem-se, respectivamente:
a) à inflorescência e ao fruto.
b) ao cone masculino e ao caroço.
c) ao cone feminino e a semente.
d) ao fruto e á semente.
e) aos cones e às escamas.
18 (Ceeteps-SP) Analise a figura para responder a questão.
O esquema da flor é típico de plantas:
a) criptógamas.
b) angiospermas.
c) gimnospermas.
d) briófitas.
e) pteridófitas.
19 (U. Caxias do Sul-RS) As angiospermas são plantas que:
a) apresentam ovário.
b) não formam endosperma na semente.
c) sempre formam sementes com dois cotilédones.
d) nunca produzem frutos.
e) dependem exclusivamente da água para a fecundação.
20. (F. C. Chagas- SP) O esquema representa um corte longitudinal de uma flor.
A estrutura que origina o fruto é a de número:
a) I b) II c) III d) IV e) V
21. (U. Santa Úrsula-RJ)
Após a fecundação, a flor se transforma em fruto e semente. Qual a alternativa que indica, respectivamente, as estruturas florais que dão origem ao fruto e à semente?
a) Ovário e óvulo.
b) Grão de pólen e óvulo.
c) Saco embrionário e anterozóides.
d) Estigma e antera.
e) Ovário e grão de pólen.
22. (F. M. Santa Casa-SP) O diagrama representa a estrutura de uma flor. Uma flor desse tipo formará, após a fecundação:
a) um fruto contendo uma semente.
b) um fruto contendo seis sementes.
c) dois frutos, cada um com uma semente.
d) dois frutos, cada um com três sementes.
e) seis frutos, cada um com uma semente.
23. A polinização cruzada no milho é efetuada, normalmente, retirando-se grãos de pólen das:
a) flores masculinas de uma planta e colocando-os sobre os estigmas de flores femininas de outra planta.
b) anteras de uma flor e colocando-os sobre o estigma da mesma flor.
c) flores masculinas de uma planta e colocando-os sobre os estigmas de flores femininas da mesma planta.
d) flores masculinas de uma planta e colocando-os sobre as micrópilas dos óvulos de outra planta.
e) flores masculinas de uma planta e colocando-os no saco embrionário de flores femininas de outra planta.
24. (Unifor-CE) O esquema representa o corte de uma semente de monocotiledônea.
Qual das alternativas corresponde ao cotilédone (número que o indica e função que ele desempenha)?
a) I transforma-se no embrião.
b) II transfere nutrientes para o embrião.
c) III armazena reservas nutritivas.
d) II transforma-se no embrião.
e) I transfere nutrientes para o embrião.
25. (UEBA) Na semente de feijão aberta, desenhada abaixo, as setas I e II representam, respectivamente:
a) cotilédone e embrião
b) cotilédone e endosperma
c) endosperma e embrião.
d) cotilédone e estróbilo.
e) cotilédone e esporófito.
26. (PUC/ Campinas-SP) As figuras retratam aspectos da morfologia das plantas superiores.
Desses aspectos, as dicotiledôneas apresentam apenas:
a) I b) II c) III d) I e III e) II e IV
27. (Fuvest-SP) A presença de semente é uma adaptação importante de certos grupos vegetais ao ambiente terrestre. Caracterizam-se por apresentar sementes:
a) pinheiros e leguminosas.
b) gramíneas e avencas.
c) samambaias e pinheiros.
d) musgos e samambaias.
e) gramíneas e musgos.
28. (F. C. Chagas-SP)
Após fazer o corte transversal no botão floral de uma planta, e seu esquema, tal como é apresentado, afirmou-se que tal planta era uma monocotiledônea, pois:
a) as estruturas 1 e 2 eram distintas e separadas.
b) a estrutura 4 era única.
c) as estruturas 3 eram em número maior que 4.
d) há sempre um múltiplo de três para cada estrutura diferente.
e) o número de estruturas de cada tipo é sempre ímpar.
29. (Vunesp) O nome Brasil foi dado ao nosso pais por existir aqui, na época de seu descobrimento, uma planta abundante chamada pau-brasil. Essa planta é uma:
a) leguminosa arbórea produtora de madeira de lei.
b) leguminosa arbustiva produtora de madeira de lei.
c) espécie arbustiva abundante nos cerrados brasileiros.
d) monocotiledônea produtora de madeira de lei.
e) gimnosperma característica de mata atlântica.
30. (U. E. Londrina-PR) Considera-se fruto verdadeiro a estrutura vegetal que se origina pelo desenvolvimento de:
a) um pedúnculo floral.
b) um receptáculo floral.
c) uma polpa carnosa.
d) um ovário.
e) um óvulo fecundado.
31. (U. E. Londrina-PR) A parte carnosa de uma maçã é considerada um pseudofruto por se originar a partir:
a) de uma flor masculina.
b) do receptáculo floral.
c) de um ovário não fecundado.
d) do ovário fecundado de uma flor feminina.
e) do ovário fecundado de uma flor hermafrodita.
32. (PUC/ Campinas-SP) Comparando-se o ciclo de vida das briófitas, pteridófitas e fanerógamas, concluí- se que em todas elas a fase haplóide inicia-se com a formação dos:
a) gametas. d) gametófitos.
b) esporos. e) esporófitos.
c) zigotos.
33. (U. F. Juiz de Fora-MG) A figura ilustra o ciclo reprodutivo da alga verde Ulva. Baseado nesse esquema, assinale a alternativa errada:
a) Ao final da fase I o organismo formado é um esporófito diplóide.
b) Ao final da fase III o organismo formado é um gametófito haplóide.
c) No ciclo representado, há alternância de gerações como em muitas pteridófitas.
d) A meiose ocorre durante a fase III.
e) A meiose ocorre durante a fase II.
34. (UFGO) Vegetais que são predominantemente terrestres preferem ambientes úmidos e sombreados, apresentam pequeno porte e são vascularizados; sua reprodução se processa através de alternância de gerações, onde o gametófito adulto é taloso ou fibroso e o esporófito é diplóide, desenvolvendo-se sobre o gametófito. Pertencem ao grupo dos(as):
a) liquens. c) pteridófitas. e) fungos.
b) briófitas. d) gimnospermas.
35. (PUC-PR) Das alternativas abaixo apenas uma caracteriza as briófitas. Assinale-a.
a) O transporte de substâncias é feito pelos vasos lenhosos, por todo o corpo do vegetal.
b) Apresentam os órgãos de nutrição completamente diferenciados e com estrutura complexa.
c) Esses vegetais produzem cones masculino e feminino, em indivíduos diferentes.
d) Nesses vegetais, a planta adulta é representada pelo gametófito (geração haplóide).
e) São as únicas plantas superiores que não produzem flores.
36. (UFES) No ciclo de vida das briófitas podem ser consideradas as seguintes etapas:
Produção de esporos.
Produção de gametas.
Formação de um vegetal haplóide.
Formação de um vegetal diplóide.
A seqüência correta em que ocorrem essas etapas é:
a) I, III, II, IV c) II, III, IV, I
b) I, IV, II, III d) II, I, III, IV
e) III, I, IV, II
37. (PUC/ Campinas-SP) O esquema representa a alternância de gerações num musgo dióico.
A meiose ocorre em:
a) I b) II c) III d) IV e) V
38. (F. C. Chagas-SP) Um musgo apresenta o aspecto indicado na figura.
Assinale a alternativa que indica corretamente o que representam as estruturas I e II.
39. (UEBA) O desenho representa a folha de um vegetal. A estrutura indicada pela seta I é chamada soro e é formada por um conjunto de___________ . A seta II representa uma estrutura chamada___________ .
Qual a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto?
a) pólen e folhinhas.
b) pólen e folíolos.
c) esporângios e folíolos.
d) esporângios e folhinhas.
e) esporófito e anteras.
40. (UFRJ) Analise o esquema:
A seqüência correta que representa o ciclo de vida de uma pteridófita é:
a) esporófito, liberação de esporos, gametófito, fecundação.
b) esporófito, gametófito, liberação de esporos, fecundação.
c) gametófito, esporófito, liberação de esporos, fecundação.
d) liberação de esporos, esporófito, fecundação, gametófito.
e) gametófito, liberação de esporos, esporófito, fecundação.