Apostila com conceituação sobre a Pré-História, crítica ao termo e periodização.
1. CONCEITO:
– É o período que vai do surgimento do homem até a invenção da escrita.
-> este conceito não leva em consideração que a pré-história não acabou nessa época (4.000a.C) para todos os povos e que, ainda hoje, existem povos vivendo na pré-história. Ele é válido apenas para a região do Oriente Médio (ou Oriente Próximo).
– É o período em que se observa o surgimento do Homem e sua evolução biológica e cultural.
– É uma fase na evolução de todos os povos.
2. CRÍTICA AO TERMO PRÉ-HISTÓRIA:
– O termo pré-história transmite a falsa impressão de que houve um período em que mesmo existindo homens não houve história.
– leva em consideração como marco para o início da História a invenção da escrita e não a atuação do Homem como ser histórico.
3. A ORIGEM DO HOMEM:
· Evolucionismo:
– Charles Darwin: seleção natural e primata (pongídeos e hominídeos)
4. A PERIODIZAÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA:
+ baseada numa visão evolucionista do processo histórico.
· Paleolítico.
· Mesolítico.
· Neolítico.
· Idade dos Metais.
5. OS ANCESTRAIS DO HOMEM:
– Australopithecus.
– Homo Habilis.
– Pithecanthropus erectus (homem de Java).
– Homo pekinensis (homem de Pequim).
– Arcantropinos.
– Homo Neanderthalensis.
– Homo heidelbergensis.
– Homo de Grimalde.
– Homo de Cro-Magnon.
6. PALEOLÍTICO:
· Idade da Pedra Lascada
+ regime de comunidade primitiva
– atividades econômicas: caça, pesca e coleta de frutos, raízes e ovos.
– instrumentos rudimentares feitos de ossos, madeiras ou lascas de pedra (sílex): raspadores, furadores.
– nomandismo.
– bandos.
– domesticação (controle) do fogo.
– habitação: cavernas, copa de árvores ou choças feitas de galhos.
– propriedade coletiva das terras, águas e bosques.
– igualdade social.
– ocupação da África à Europa, da Ásia à América e à Austrália.
– invenção do arco e da flecha.
– pintura rupestre.
– sepultamento dos corpos.
– magia.
– mesolítico: início da formação de aldeias e da sedentarização, além do início da agricultura.
7. NEOLÍTICO:
· Idade da Pedra Polida
+ Revolução Neolítica ou Agrícola
* Agricultura: cultivo de plantas.
* Pecuária: criação (domesticação) de animais.
– importância da mulher.
– aldeias.
– sedentarização.
– aumento da população.
– cerâmica.
– tecelagem.
– metalurgia.
* Idade dos Metais: dissolução das comunidades neolíticas
– cobre, bronze e ferro.
– produção de excedente.
– aumento da população.
– armas.
– desigualdade social.
– propriedade privada.
– Estado.
– escrita.
– Civilização: sociedades baseadas no regime de servidão coletiva, de Estado absoluto (sociedades asiáticas: Egito e Mesopotâmia); e sociedades escravistas (Grécia e Roma).