Temos aqui um tema de caráter político, que trata das aberturas econômico-político-sociais ocorridas no mundo de forma generalizada.
Temos aqui um tema de caráter político, que trata das aberturas econômico-político-sociais ocorridas no mundo de forma generalizada. Primeiro passo, abordar que a globalização é a abertura do mundo para o mundo no que diz respeito à economia e por conseguinte a supremacias das nações desenvolvidas sobre as periféricas. Como todo processo econômico passa por evoluções, temos uma estratificação das nações subdesenvolvidas tentando proteger-se do imperialismo americano com a criação do Mercosul, reforçando o bloco de países, muitos deles desordenados na própria economia no intuito de manter as relações econômicas com a América, mas tornando-se fortes na junção desses capitais.
Em contrapartida, para aniquilar o Mercosul, os Estados Unidos, potência mais estruturada do planeta, criam a Alça para subjulgar os países em desenvolvimento à tutela deles. Temos, então, uma briga de economias em meio ao processo. É interessante explicar que se trata cada assunto, demonstrando que o Brasil, tanto quanto as nações em desenvolvimento, não é obrigado a se curvar a tal agressividade econômica.