Introdução aos Estudos Históricos

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Apostila sobre os conceitos de História.

1. CONCEITO DE HISTÓRIA:
– História é a ciência que estuda a mudança.
– História é vida, é movimento, é transformação.
– a História estuda a vida humana através do tempo: estuda o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto seres sociais.
– Processo de transformação onde todos os homens são agentes das constantes mudanças que ocorrem: processo histórico.

2. O TERMO HISTÓRIA:
– os gregos foram os primeiros a utilizá-lo: histor, originalmente, significava aquele que apreende pelo olhar, aquele que sabe, o testemunho, aquele que testemunhou com seus próprios olhos os acontecimentos.
– “História” (“his” + “oren”) significava apreender pelo olhar aquilo que se sucede dinamicamente, ou seja, testemunhar os acontecimentos, a realidade.
– por influência de Heródoto, que deu o título de Histórias ao resultado de suas pesquisas acerca das Guerras Médicas, o termo assumiu o sentido particular de busca do conhecimento das coisas humanas, do saber histórico.
– História passou a significar a busca, a pesquisa e também os resultados compilados na obra histórica.

3. SENTIDOS DA PALAVRA HISTÓRIA:
– realidade histórica: conjunto dos fenômenos pelos quais se manifestou, se manifesta ou se manifestará a vida da humanidade Ò a realidade objetiva do movimento do mundo e das coisas.
– conhecimento histórico: a observação subjetiva da realidade pelo historiador.
– obra histórica: o registro da observação da realidade feita pelo historiador num relato escrito.

4. O AGENTE DA HISTÓRIA:
– O Homem é o agente fazedor da História Ò todos os homens.

5. CULTURA:
– Cultura é a maneira de manifestar vida de um grupo humano.
– é o conjunto das diversas formas naturais e espirituais com que os indivíduos de um grupo convivem, nas quais atuam e se comunicam e cuja experiência coletiva pode ser transmitida através de vias simbólicas para a geração seguinte.
– o Homem produz cultura: produz objetos e idéias de acordo com suas necessidades de sobrevivência.

6. FONTES HISTÓRICAS:
+ vestígios (documento) que permitem a reconstituição do passado.
– arqueológicos: restos de animais, utensílios, fósseis, ruínas de templos, palácios e túmulos, esculturas, pinturas, cerâmicas, moedas, medalhas, armas, etc.
– escritos: códigos, decretos, tratados, constituições, leis, editais, relatórios, registros civis, memórias, crônicas, etc.
– orais: tradições, lendas, mitos, fábulas, narrações poéticas, canções populares, etc.

7. FATO HISTÓRICO:
– o fato histórico é o objeto de estudo da História.
– é singular, irreversível e de repercussão social.

8. CIÊNCIAS AUXILIARES DA HISTÓRIA:
– Economia: estuda os meios de produção, distribuição, consumo e circulação da riqueza.
– Sociologia: estuda o homem em sociedade.
– Geografia: estuda a superfície da terra no seu aspecto físico e humano.
– Antropologia: estuda o homem no aspecto biológico e cultural.
– Arqueologia: estuda as culturas extintas.
– Paleontologia: estuda os fósseis.
– Cronologia: localização dos fatos no tempo.
– Paleografia: escritos antigos em materiais leves.
– Epigrafia: escritos antigos em materiais pesados.
– Heráldica: brasões, escudos e insígnias.
– Numismática: moedas.

9. PARA QUE SERVE A HISTÓRIA?
– para dar consciências aos homens do seu poder de transformar a realidade.

10. PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA:
· Periodização Tradicional: Pré-História e História.
+ Pré-História:
Paleolítico.
Neolítico.
+ História:
Idade Antiga: da invenção da escrita (4.000 a.C.) até a queda do império romano (476).
Idade Média: da queda do império romano até a tomada de Constantinopla (1453).
Idade Moderna: da tomada de Constantinopla até a Revolução Francesa (1789).
Idade Contemporânea: da Revolução Francesa até os dias atuais.
– nem todos os historiadores concordam com a periodização tradicional da História baseada na história política.
– existem outras propostas de divisões inspiradas, por exemplo, no enfoque econômico (modo de produção), tecnológico-científico, etc.
– a divisão da História em períodos não é precisa nem natural.
– a divisão tradicional da História é hoje bastante discutível porque uniformiza os vários períodos quanto a sua importância, conduz à idéia de hierarquia nos vários acontecimentos, leva em consideração apenas a civilização ocidental e demonstra a fragilidade desta compartimentação, relegando fatos históricos também considerados importantes.
– o tempo é universal, mas não é absoluto.
– nem todos os povos adotam o calendário cristão (calendário gregoriano, instituído pela Igreja Católica no séc. XVI, para adequar o anterior (Juliano) às suas festividades religiosas). Muçulmanos e judeus, por exemplo, têm sistemas próprios de demarcação de tempo.

11. TEORIA DA HISTÓRIA:
– a historiografia é a arte ou o modo de escrever a História ou o estudo crítico da História.
– os conceitos de espaço e de tempo, essenciais no conhecimento histórico, evidenciam a inter-relação da História com a Geografia.
– a História, como as outras formas de conhecimento da realidade, está sempre se constituindo: o conhecimento que ela produz nunca é perfeito ou acabado.
– a História dos homens na transformação da natureza e na organização das sociedades é objeto de controvérsia permanente para historiadores e cientistas sociais.
– o passado histórico não deve ser apresentado de maneira única, como uma verdade absoluta, desvinculado das discussões que envolvam o presente.
– o historiador não é homem neutro, imparcial e isolado de sua época. O mundo de hoje contagia de alguma maneira o trabalho do historiador, refletindo-se na reconstrução que ele elabora do passado.
– a compreensão do presente e o estudo do passado não se relacionam entre si de forma mecânica, estreita e determinista.

 

 

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