Modernismo no Brasil

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Questões elaboradas pelo próprio professor.

 

01 – ( Alexandre Santos 99 ) Leia os versos a seguir:

“O poeta
declina de toda a responsabilidade
na marcha do mundo capitalista
e com suas palavras, instituições, símbolos e outras armas
promete ajudar
a destruí-lo
como uma pedreira, uma floresta,
um verme.”
Carlos Drummond de Andrade

Assinale a alternativa errada:

a) O tema do poema faz parte da poesia social de Drummond
b) Percebe-se pela temática que Drummond adere aos problemas de seu tempo
c) O poema revela que Drummond põe sua poesia a serviço da causa revolucionária
d) O verso “declina de toda responsabilidade” revela que o poeta não aceita criticar a sociedade capitalista
e) O poema mostra a posição anti-capitalista de Drummond

02 – ( Alexandre Santos 99 ) Leia o poema abaixo:

Hipótese
E se Deus é canhoto
E criou com a mão esquerda?
Isso explica, talvez, as coisas deste mundo.
Carlos Drummond de Andrade

Assinale a alternativa correta quanto à interpretação do poema:

a) o poeta critica a concepção teocêntrica de que Deus criou o mundo
b) a idéia de Deus ser canhoto revela intertextualidade com a Bíblia
c) o texto, através da ironia, revela contato com a irreverência do Modernismo de 22
d) o tema mostra uma concepção teocêntrica do mundo
e) O poeta revela-se cético quanto à criação do mundo por Deus

03 – ( Alexandre Santos 2000 ) “Um dos pontos altos de sua obra é um poema épico, que lhe custou pesquisas históricas e no qual, empregando o melhor da sua técnica, revela o seu amor à pátria, à liberdade, e a sua admiração pelos mártires da Inconfidência Mineira.”


Identifique a alternativa que contém respectivamente o nome do autor e do poema aos quais o comentário faz referência:


a) Carlos Drummond de Andrade/ Morte de um leiteiro.
b) Manuel Bandeira/ Poema Tirado de uma notícia de Jornal.
c) Jorge de Lima/ Tempo e Eternidade.
d) Cecília Meireles/ O Romanceiro da Inconfidência.
e) Vinícius de Morais/ Conceição de Orpheu.

04 – ( Alexandre Santos 2000 ) “O caráter geral da sua poesia é marcado pelo tom confidencial, pelo desejo insatisfeito, pela amargura e por referência autobiográficas. Profundo conhecedor da técnica de composição, por vezes aproveita-se das formas clássicas ou faz incursões às formas mais radicais das vanguardas, sem contudo perder a marca de absoluta simplicidade e profundo lirismo, predominantes na sua obra.”

O comentário faz referência a:

a) Manuel Bandeira
b) Carlos Drummond de Andrade
c) Jorge de Lima
d) Cecília Meireles
e) Murilo Mendes

05 – ( Alexandre Santos 2000 ) “Em trinta, desenvolve-se no Brasil o romance regionalista, destacando-se uma série de escritores e obras, principalmente, do Nordeste brasileiro. Do Ceará à Bahia, avultam nomes que ficaram marcados para sempre no cenário literário brasileiro.”

De sergipe, podemos destacar:

a) Rachel de Queiroz e o Quinze
b) Graciliano Ramos e São Bernardo
c) José Lins do Rego e Fogo Morto
d) Amando Fontes e Os Corumbas
e) Núbia Marques e O Passo de Estefânia

06 – ( Alexandre Santos 2000 ) Sobre o Modernismo de 30, só não se pode afirmar que:


a) Os modernistas procuraram estabilizar suas conquistas e dar ênfase às questões sociais e à introspecção.
b) Os poetas que se destacaram no início da década de trinta, já semeavam num campo preparado pela geração de vinte e dois.
c) A geração de trinta, despreocupada com as questões imediatas de vinte e dois, ( o nacionalismo, o folclore, a destruição do passado, etc.), volta-se para as questões universais do homem, o “desconcerto do mundo” e os problemas da sociedade capitalista.
d) A religiosidade e o misticismo também são incorporados na obra de alguns poetas, como Jorge de Lima, Murilo Mendes e Cecília Meireles.
e) A partir de trinta, a poesia brasileira adquire preocupações esteticistas, através de uma geração que procurou restaurar a disciplina expressiva, o estudo da poética e a investigação verbal.

 

 

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