Questões elaboradas pelo próprio professor.
01 – ( Alexandre Santos 2003 ) Julgue as afirmações:
0 0 – No período conhecido como Setecentismo, a evidência da produção intelectual reforçava a simplicidade das idéias ao buscar, no campo, a vivência perdida na cidade, como se pode constatar na experiência do pastor Dirceu entre ovelhas, cajados e monte de feno, no poema Marília de Dirceu.
1 1 – O Barroco surgiu como reação aos ideais da Idade Média e à valorização demasiada da Antigüidade clássica, apresentando, como conseqüência a fusão do teocentrismo com o antropocentrismo.
2 2 – A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos, e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra, enquanto que o conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.
3 3 – “O poeta geralmente encontra-se entre o domínio da sedução do mundo, a afeição aos prazeres sensuais e a necessidade de obedecer fielmente às leis cristãs em busca da salvação.” Essa afirmação esta vinculada aos objetivos da Escola barroca, tendência literária com a qual se identificou Gregório de Matos Guerra.
4 4 – “Pastora do branco arminho,/ Não me sejas tão ingrata;/ Que quem veste de inocente,/ Não se emprega em matar almas.” Nesse poema, a naturalidade com que o poeta árcade expressa o seu lirismo, identificando sua amada. é proporcional ao fruto do ideal bucólico.
02 – ( Alexandre Santos 2003 ) Julgue as afirmações:
0 0 – Em O Herói, podemos perceber dois pólos temáticos: de um lado, a relação entre pais e filhos; de outro, o complexo relacionamento entre meios de comunicação de massa e a criança.
1 1 – Em O Peru de Natal, o peru simboliza a figura do pai opressor e o conseqüente mal-estar que impera entre os componentes familiares, cuja felicidade só será possível depois do peru ser comido antropofagicamente.
2 2 – Em Aos Vinte Anos, o personagem protagonista mergulha numa atmosfera de sonho e devaneio, numa atitude bem romântica, ao imaginar prosaicamente invadindo os aposentos da jovem Ester, uma linda moça de 17 anos, casada com um comendador-capitalista por imposição dos pais dela.
3 3 – Impelido pela sociedade burguesa capitalista materialista a levar uma vida centrada no “status quo”, o personagem central de O Elo Partido entra num processo de desintegração psicológica, cuja principalmente conseqüência é esquecer onde deixou o carro e a rua onde mora.
4 4 – A trajetória poética de Vinícius de Moraes revela um poeta, cuja produção possui duas fases: a primeira, uma poesia mística, de nítida conotação religiosa, inclusive com alguns resquícios barrocos; a segunda, uma temática centrada principalmente na vida material, em que despontam o amor erótico e uma mulher física e material.
03 – ( Alexandre Santos 2003 ) Julgue as afirmações:
0 0 – Em Machado de Assis, o mais importante não é o enredo, mas a tessitura da narrativa, em que vale muito mais o não dito do que o expresso, como podem atestar contos como Uns Braços e Missa do Galo que levam o leitor a mergulhar em dúvidas quanto à temática esboçada.
1 1 – Em Pai contra Mãe, o tema principal não gira propriamente sobre a “estória” centrada na relação entre o caçador de escravos, Candinho, e a escrava fugida, Arminda, mas principalmente sobre a “digressão do narrador” a respeito dos malefícios da escravidão.
2 2 – Há pelo menos do ponto de vista estrutural, dois aspectos que subvertem a narrativa tradicional, em Teoria do Medalhão, de Machado de Assis: primeiro, um diálogo pressupõe um interlocutor que questiona, o que não acontece com Janjão; segundo, a pedagogia esboçada, no eixo central do conto, pelo pai de Janjão é paradoxal no que tange ao objetivo que o ensinamento quer atingir.
3 3 – Em Teoria do Medalhão, Machado de Assis exerce critica, irônica e caricaturalmente um desnudamento das relações sociais e culturais da sociedade imperial brasileira, ao revelar seu caráter superficial, medíocre e oportunista, o que se pode perceber na teoria esboçada pelo pai de Janjão.
4 4 – Os contos Uns Braços, Missa do Galo e A Cartomante, de Machado de Assis, aproximam-se tematicamente pela abordagem que faz das relações afetivas-amorosas pelo adultério, que aparece concretamente nas três narrativas.