Conheça os atrativos de Portugal para estudantes

Home  »  IntercambioVestibular Seriado   »   Conheça os atrativos de Portugal para estudantes

Segunda matéria da coluna ‘Intercâmbio’ leva você até a nação portuguesa.

 

mapa Europa PortugalOlá para todos os internautas!

Após nossa viagem esplêndida para a Espanha, na qual vimos diversos aspectos deste país, assim como todo o panorama para quem quer estudar línguas naquele país, continuamos nossas viagens ao redor do mundo descobrindo tudo relacionado ao estudo do intercâmbio, além de várias características sócio-político-econômicas das nações.

Nesta segunda matéria da coluna “Intercâmbio”, vamos viajar para um país vizinho à Espanha. Sejam todos bem vindos a Portugal, a nação que no passado foi grande precursora da navegação e da colonização, principalmente aqui na América, tornando-se, em pouco tempo, uma grande nação detentora de muitas riquezas, principalmente terras.

PORTUGAL

Com pouco mais que 10 milhões de habitantes, a nação portuguesa é considerada atualmente um país desenvolvido, detendo índices elevados em diversos aspectos, como o IDH (41º), PIB per capita (32º), esperança de vida (39º) e mortalidade infantil (26º). No aspecto da alfabetização, Portugal conta com quase 95% de sua população alfabetizada.

Dentro dos chamados PIIG’s, Portugal, apesar de desenvolvido, é um país que também vem enfrentando fortes dores de cabeça com o atual panorama da economia europeia. A nação desenvolveu-se calcada principalmente no setor de serviços, mas a origem da economia residiu na agricultura (setor primário). E por falar em agricultura, Portugal é um país bastante conhecido neste setor devido à produção vinícola: você já deve ter ouvido falar no famoso Vinho do Porto. Embora apenas 12% de sua população ainda viva no campo, este setor recebeu fortes investimentos e sofreu intensa modernização, fazendo com que os setores secundário e terciário começassem a despontar e a ocupar maiores parcelas na economia do país. O país utiliza o Euro como moeda oficial.

foto LisboaPortugal tem como capital a cidade mais populosa do país: Lisboa. Além de populosa, Lisboa também concentra os principais centros financeiros do país, recebendo fortes investimentos. A famosa linha TGV, trem de alta velocidade da França, foi empregada no país através da RAVE (Rede Ferroviária de Alta Velocidade), ligando a cidade de Lisboa até a capital espanhola Madri em pouco mais de 2h. Há, ainda, a ligação de Lisboa até a importante cidade Porto, um trajeto que a RAVE completa em 1h15min, interligando-as com as cidades de Coimbra e Aveiro. Ainda há trechos em construção.

O SISTEMA EDUCACIONAL

Portugal é um país de grande aparato cultural. O país de Fernando Pessoa e de Camões não passa abatido frente a outras exímias nações com grande berço cultura. Para quem gosta de história, Portugal é uma nação para ser desvendada de Norte a Sul. Os famosos castelos medievais são ricos em histórias, além de oferecerem uma belíssima paisagem aos portugueses e, principalmente, aos turistas que os visitam.

Universidade de CoimbraAssim como a maioria dos países europeus (e podemos aumentar para a maioria dos países desenvolvidos), o sistema educacional público português é um dos melhores e um dos mais usados na nação. Como afirmamos anteriormente, quase 95% da população portuguesa é alfabetizada, índice considerado muito elevado, característico dos países desenvolvidos. Com algumas diferenças para o ensino brasileiro, o sistema de educação básica em Portugal é dividido em 3 ciclos, correspondentes a faixas de períodos anuais. O 1º ciclo, por exemplo, corresponde do 1º ao 4º ano de estudo do aluno, sendo o 2º ciclo formado pelo período do 5º ao 6º ano e o 3º, do 7º ao 9º ano. Quando o aluno atinge o 3º ciclo, ele é submetido a uma prova de nível nacional (assim como Enem agora no Brasil), abordando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Após completar o chamado Ensino Básico (3 ciclos), o estudante passa para o Ensino Secundário, correspondente aos 10º, 11º e 12º anos (ao estilo do Ensino Médio brasileiro).

Com relação ao Ensino Superior, Portugal possui universidades desde o ano de 1920. A mais importante e antiga instituição pública de ensino superior do país é a Universidade de Coimbra, com mais de 20 mil estudantes. Apesar de tamanho nome que a instituição possui, ela abriga poucas faculdades, entre eles Direito, Medicina, Letras, Economia e Psicologia. Da Universidade de Coimbra saíram grandes nomes de várias áreas, entre eles Egas Moniz (prêmio Nobel de Medicina), o historiador Damião Peres (fundador da Academia Portuguesa de História) e grandes escritores, como Eça de Queirós, Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga e o ilustre Luís de Camões.

Apesar de história da Universidade de Coimbra, atualmente a Universidade do Porto desponta como a maior do país, além da que possui o melhor curso de Engenharia da Europa. Além das universidades, no âmbito tecnológico, Portugal deu grandes passos no caminho do desenvolvimento científico e alçou voos importantes, como grandes parcerias com importantes organizações europeias e fora do continente, entre elas o CERN, a Agência Espacial Europeia e, mais recentemente, o MIT, importante instituição tecnológica norte-americana, situada em Massachussetts.

O INTERCÂMBIO

Você, talvez, deve ter se perguntado o que um estudante de Intercâmbio faria em Portugal. Pois bem. Saiba, primeiramente, que um estudante que escolhe Portugal a fim de estudar não almeja o estudo de línguas, como o inglês ou o espanhol.

Os estudantes que vão para Portugal são na maioria aqueles que querem aprofundar os estudos de graduação ou pós-graduação, sendo que o país possui ótimos cursos e opções para esses que procuram aumentar o conhecimento da profissão escolhida.

A escolha de Portugal por estudantes brasileiros dar-se principalmente, além dos ótimos cursos existentes, pelo idioma falado no país, o que aproxima e facilita bastante o Brasil da nação lusófona. Na maioria das vezes, há certa falta de conhecimento por parte dos estudantes ao acharem que Portugal não oferece boas alternativas de estudo ou até mesmo que não é um bom país. Pelo contrário: a nação portuguesa possui bastantes atrativos para estudantes.

E por falar em atrativos, aqui no Brasil há diversas maneiras de ingresso em alguma universidade ou curso em Portugal por brasileiros. O banco Santander, por exemplo, realiza todos os anos programas de bolsas para estudantes brasileiros ingressarem em Portugal. “São bolsas de estudo de um semestre para estudantes de graduação aprofundarem seus conhecimentos e vivenciarem outras práticas culturais”, diz a “sinopse” da bolsa no site oficial do programa. O “Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades” foi lançado em 2007 e já conta com vasto histórico: segundo dados da fundação, para este ano são esperados mais de 150 estudantes brasileiros cursando cursos de graduação ou pós em 11 opções de universidades portuguesas. Contudo, para o estudante participar de tal programa ele deve pertencer a uma das seguintes instituições de ensino superior no Brasil: FURG, UFAL, UFBA, UFF, UFG, UFMS, UFMT, UFPE, UFPEL, UFPI, UFRGS, UFRJ, UFRN, UFRRJ, UFU, UNESP, UNICAMP, UNIFESP ou USP. Os critérios de escolha de alunos são relativos e são regidos por cada universidade. A edição 2012 do programa já está em andamento e as inscrições seguem até o dia 1º de julho. Aos selecionados, o programa reserva-lhes uma bolsa de estudos munida de outra bolsa (bolsa-auxílio) de 3.300 euros (R$ 7.500,00, aproximadamente).

Estudar em Portugal também tem vantagens para quem deseja estudar línguas. Apesar de o país não oferecer suporte para tal, o estudante de graduação poderá, nas férias, fazer curso de idiomas em países vizinhos, como a Espanha (da qual já tratamos nesta coluna), França e Inglaterra, países adjacentes da nação portuguesa.

Foto Cidade do PortoEm Portugal muitas instituições também apresentam programas de bolsas de estudos, como o Instituto Camões, criado em 1992, a Fundação Oriente e a Biblioteca Nacional. Essas instituições frequentemente fazem acordos p ara levar estudantes brasileiros para estudar no país, além de trazer ao Brasil grandes encontros, como o acontecido recentemente com um espetáculo teatral português que veio ao Brasil intermediado pelo Instituto Camões. Com relação aos preços, tudo dependerá do tipo de curso e do período que você ficará em terras portuguesas. Geralmente, alojamentos em apartamentos custam a partir de 100 euros. De acordo com estudantes que experimentaram intercâmbio em Portugal, esse preço de alojamento no próprio campus universitário ou em aluguel de apartamento duplo pode chegar a 180 euros por mês. Além disso, existem os gastos com alimentação, transporte e despesas extras. Precisa de visto? Sim, caso você vá passar mais de 3 meses no país. Para os estudantes de intercâmbio, documentos emitidos pela própria instituição de ensino superior no Brasil devem ser apresentados à embaixada, além de documentos de despesas, como o alojamento.

Será que seu próximo destino será Portugal? Se depender de mim, espero que sim. Portugal é um país riquíssimo em cultura e com boas alternativas para quem quer estudar, seja qual for a área. Além do mais, o país está na Europa e, claro, quem não gostaria de dar uma fugida e por os pés na Espanha ou até mesmo encontrar-se em terras inglesas? Espero ter sanado muitas dúvidas e acrescentado novas para vocês, internautas. Para onde será que iremos na próxima viagem? Aguardem até a próxima sexta com mais uma matéria do “Intercâmbio”!

Não se esqueçam de comentar e divulgar!

Fontes:

  • Figura 1 – Lisboa, capital portuguesa, encanta com belas paisagens. (Foto: divulgação/Flickr). Acesso em 20 de junho. Disponível em: http://farm1.static.flickr.com/87/281703964_448cf2970e.jpg
  • Figura 2 – Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal. (Foto: reprodução). Disponível em: http://www.comunidadelusobrasileirama.org.br/imgs/noticias/fotos_g/26102011124918.jpg
  • Figura 3 – Departamento de Engenharia da Universidade do Porto, uma das maiores de Portugal. (Foto: reprodução). Disponível em: http://www.junifeup.pt/images/feup.png
  • Figura 4 – Cidade do Porto, em Portugal. (Foto: reprodução). Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_NgCthbGURrY/TCdpuu25XOI/AAAAAAAAAA4/M2fOY0aYRO4/s1600/porto2.jpg

 

Related Posts

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Site Menu
© 2018 Stoodi. Todos os Direitos Reservados.