Treino Ortográfico I

Home  »  RedaçãoVestibular Seriado   »   Treino Ortográfico I

Questões para preenchimento das lacunas com letra que você achar adequada.

1. Leia o texto a seguir e preencha as lacunas com x, ch, h ou qualquer letra que você achar adequada. (Nem todas as lacunas devem ser preenchidas.)

Todo mundo sabia que os índios daquela tribo tinham invadido as terras que lhes haviam sido tomadas. Naquela região, todos queriam fumar o ca__imbo da paz, guardar suas fle_as e tacapes. Eles não gostavam de machucar ninguém. Preferiam cochilar à sombra de uma árvore a fazer a guerra, bem como plantar maca__eira e__u__u__a__ingar os invasores.
Mas os homens civilizados não compreendiam isso. Na semana anterior, após uma breve__ e__itação, o chefe da tribo havia ido á capital federal para _omologar um acordo com o Ministro. Fora levado de __elicóptero. Ficou i_itado com o movimento da __élice e com as fa__ adas dos prédios da grande cidade.
Carregando sua mo__ila, voltou para a aldeia , certo de que tudo estava resolvido. Ele não sabia o quanto era difícil fazer acordo com os _abeis homens civilizados.
Depois de algum tempo, descobriu que as prome__as feitas pelas autoridades não estavam sendo cumpridas. Chamou seus guerreiros e e_plicou a eles que poucos anos ouvira falar de um ca_ique que usava um gravador para registrar as conversas mantidas com os civilizados. Discutiram o assunto e alguém su__eriu que algum motivo e__istia para essa atitude do índio. O _eito era comprar um gravador e come_ar tudo de novo.

2. Leia o texto abaixo e preencha as lacunas com as letras que você julgar adequadas.(Nem todas as lacunas devem ser preenchidas.)

Amarildo tinha um grande desejo na vida: queria ser cantor. Mais do que um desejo, era uma verdadeira ob_e_ao. Ele era de_afinado, não tinha a menor noção de rit__mo, mas não queria ad__mitir isso. Vi__ava ao suce__o, ainda que momentân__o.
Sua obstina_ão levou-o a situações muito embara_o_as. Ape _ ar das ad_ver_idades, de todas as __ombarias, não de__istia. Toda semana ia a um certo programa de calouros, famo _ í_ imo em todo o país. Pedia sempre a um senhor que sele_ionava os candidatos, isto é, as vítimas, para ser incluído na redação dos candidatos que se apresentariam no domingo seguinte. O funcionário dizia:
– Seu Amarildo, por ob_ équio – usavam de e_trema ri_ ide _ na seleção dos calouros. Ape__ar das __umilhações, ele certamente voltar à emi __ora. Quer ser cantor de televisão. Talvez nunca de __ ista.

3. Leia o texto abaixo e preencha as lacunas com as letras que você julgar adequadas.( nem todas as lacunas devem ser preenchidas.)

Logo que me formei na faculdade de jornalismo, con__egui um emprego em um jornal de bairro. Estávamos ás vésperas de uma eleição para governador e meu sonho era arranjar uma entrevista e__clusiva com um dos candidatos, de e__elente reputa_ão. Isso não foi possível, mas tive o pr_ vilé__io de estar presente a uma entrevista coletiva na qual ele confirmaria a sua participação no pleito. A sala estava lotada e todos, muito an_ io_ os.
Eu, distante do local em que o candidato iria sentar-se, tentava apro__imar-me, mas a confu_ão era geral. Todos se acotovelavam, procurando em lugar melhor. O jornalista que estava na minha frente, um tipo estranho, qua_e um p_sicopata, gritava o nome do seu candidato(e _ídolo). Mais paraceia membro de torcida organizada do que propriamente um repórter, tal sua __ e__ altação. Aquilo tudo não parecia real, mas uma __ena de obra de fi__ão: uma __orda de pessoas in__quietas, imer_as em um burburinho, comprimindo-se até a _e_austão.
O maluco continuava seu de_empenho e, discur_ando, declarou ca__ados os outros canditdatos. Propunha também a __ e__tin__ão de todos os partidos, sem e__ e __ ão.
Saí da sala atordoado, comprei uma fi___a telefônica e soli__itei a meu chefe que providencia__e a re__i__ão de meu contrato de trabalho.

 

 

Related Posts

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Site Menu
© 2018 Stoodi. Todos os Direitos Reservados.